O photoshop em discussão
Recebi de uma amiga o link para uma matéria que fala sobre um anúncio que foi tirado de circulação na Inglaterra. O anúncio era de um creme antirrugas da Olay, que mostrava a foto da modelo Twiggy, a mais famosa top model dos anos 60, que hoje está justamente com 60 anos de idade. Porém o rosto do anúncio parecia o de uma mulher de não mais de 35 - qual o milagre? O creme da Olay? Não. O milagre chama-se photoshop. A matéria mostra a foto feita para o anúncio e a foto da modelo sem retoques, e a diferença é brutal. Dê uma conferida (não esqueça de ampliar a imagem).
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2009/12/16/gra-bretanha-proibe-veiculacao-de-anuncio-de-creme-antirrugas-com-modelo-twiggy-retocada-com-photoshop-915234260.asp
*
A Europa está começando uma guerra contra o photoshop que ainda vai dar muito o que falar. A edição de novembro da revista Elle espanhola traz um ensaio com 12 mulheres famosas, entre 25 e 68 anos, que toparam fotografar para a revista sem um pingo de maquiagem e sem photoshop. São modelos, jornalistas e atrizes muito conhecidas em seu país (entre elas a deslumbrante Paz Vega) e todas elas foram unânimes ao declarar que o photoshop, quando usado com muita parcimônia, pode ser um aliado, mas o que está acontecendo é que a parcimônia foi pro espaço, e hoje os editores estão publicando fotos de mulheres com a cabeça mais larga que o quadril. Perfeitas alienígenas. Uma delas revelou que certa vez uma foto sua foi publicada praticamente sem o nariz. São verdadeiras aberrações que ganham as bancas de revistas e engambelam as leitoras, que acabam acreditando que aquilo é o retrato da realidade e, inconformadas ao se compararem com as beldades, passam a adotar hábitos prejudicias à saúde e que levam à anorexia.
*
Eu não acredito que o photoshop irá desaparecer de vez, mas é interessante que esteja ocorrendo essa campanha clamando pelo seu uso com mais bom senso. O fato de uma ferramenta tecnológica possibilitar retoques fotográficos não significa que possa ser usado indiscriminadamente. O photoshop é utilizado, entre outras coisas, para fotos de alimentos também. Tira-se uma sujeirinha do tomate, incrementa-se o seu vermelho, torna-se o fruto mais apetitoso. Nenhum problema: ninguém sonha em ser um tomate. Mas as mulheres sonham em ser uma Cameron Diaz.
*
Eu tive essa experiência uma única vez, quando fui fotografada para uma matéria de uma revista feminina, acho que faz uns dois anos. Quando vi as fotos publicadas, bateu um estranhamento. Pensei: ok, tô bonitinha, só que não sou eu. Não que eu tenha rugas e bolsas embaixo dos olhos: não tenho quase nada, a genética da família é forte. Minha mãe, aos 72, tem pouquíssimas rugas, e minha avó, que faleceu aos 90, parecia ter uns 15 anos menos. Mesmo assim, a foto da revista era irreal. Os outros poderiam não notar, mas percebi na hora. Claro que, por um lado, a vaidade agradece, mas por outro, é um incômodo. Eu pensava: como vão acreditar no conteúdo da matéria, como vão confiar que estou sendo sincera, se meu rosto não corresponde à verdade?
*
Segredos de beleza, meninas: um pouquinho de maquiagem, sim (mas não muita, porque maquiagem demais envelhece) e, no mais, uma boa iluminação, luz é tudo. Sem esquecer a luz que vem de dentro: felicidade rejuvenece. E também a personalidade, o carisma natural e uma noite bem dormida. Ah, na matéria da revista Elle, uma das entrevistadas diz que o momento em que as mulheres ficam mais bonitas é logo depois que fazem amor. Adorei.
*
Belíssimas e belíssimos, até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vou adorar saber sua opinião...