terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O QUE É POESIA...

 

Poesia e poema são, sem dúvida, coisas diferentes. Pedro Lyra chama a atenção para o fato de que “a poesia está no mundo antes de estar no poeta ou no poema”. É ela a substância imaterial que independe do poema e da linguagem e apenas se transforma em poesia através das palavras e mediante a atividade do poeta. Já o poema é o texto escrito (ou não) que consegue aprisionar a poesia.

 

A POESIA É:

“palavra-coisa” (Jean-Paul Sartre)

“uma alegria eterna” (Keats)

“palavras olhando apenas para si mesmas” (Cecília Meireles)

“estrela que leva a Deus” (Vitor Hugo)

“emoção recolhida em tranquilidade” (Wordsworth)

“uma viagem ao desconhecido” (Maiakovski)

“o que meu inconsciente me grita” (Mário de Andrade)

“música que se faz com ideias” (Ricardo Reis – Fernando Pessoa)

“a fala do infalível” (Goethe)

“a ida ao fundo do desconhecido para encontrar o novo” (Baudelaire)

“a expressão da imaginação” (Shelley)

“a descoberta das coisas que eu nunca vi” (Oswald de Andrade)

 

“Pra mim poesia é tudo isso e um pouco além, o que minha alma, grita, meu peito palpita, meu corpo estremece, a soma de tudo que vivo e o sonho do que não vivo, mas persiste em gritar no peito, poesia é o cantar dos pássaros, o cintilar das borboletas o sol que nunca se põe, a lua que não se permite esconder,  céu estrelado no cerrado, sol nascendo no horizonte, beijo apaixonado sob a chuva gelada de verão, poesia é o que sinto, como respiro e tudo que suspiro”... Morgana Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar saber sua opinião...