Conversando com Vivianne Vilela, analista do Sebrae e responsável pelos blogs Beco com Saída e Mundo Sebrae, ela falou uma frase muito interessante sobre a nova fase da internet, a Web 2.0:
“Este ano tive a oportunidade de conversar um pouco sobre a presença das PMEs na tal web 2.0, que nada mais é do que uma camada de gente, que gosta de gente, fazendo conexões e negócios com gente. Simples assim.”
Repare quantas vezes ela usou a palavra “gente”. Na prática, é isso que importa. Não espere que a tecnologia sozinha resolva sua vida, ela no máximo acelera as coisas. Para conseguir resultados nas chamadas mídias sociais, você precisa saber interagir com pessoas, não com computadores.
No “mundo real”, você gosta de conversar com aquela pessoa que só fala sobre si mesma e não ouve o que os outros tem a dizer? Por que na internet seria diferente?
Por mais óbvio que pareça, pessoas se interessam por coisas interessantes. Para ser interessante, é fundamental que o conteúdo que você gere seja útil.
Lembre-se que existe alguém do outro lado
Na sua visão, você escreve algo, aperta “Enter” e magicamente a mensagem aparece na sua tela. Porém, lembre-se que essa mesma mensagem aparecerá na tela de outra pessoa.
Entender como que essa mensagem será vista por quem está do outro lado é o primeiro passo para gerar conteúdo relevante.
Blog corporativo e Twitter não são uma solução mágica para todas as empresas do universo
No nosso caso, ter um blog e criar um Twitter corporativo foi muito bom porque precisamos de um volume muito grande de pessoas e faz parte da nossa estratégia nos tornarmos referência em empreendedorismo no Brasil (confira: Como tornar-se um rockstar da sua área). Porém, isso não se aplica para todas as empresas.
Queremos deixar bem claro que gerar conteúdo digital consome MUITO tempo e os resultados demoram para aparecer. Avalie bem se sua empresa realmente precisa gastar todo esse tempo ou se é mais fácil partir para meios mais tradicionais de divulgação.
Por exemplo, pra quem não quer gerar conteúdo sobre sua área, gastar dinheiro e tempo construindo um layout sofisticado, criar uma vitrine de produtos no Empreendemia (exemplo) pode ser uma ótima solução.
Experimente até achar a mídia ideal
Marketing na internet não é só pra quem tem um blog, Twitter ou perfil no Empreendemia. Responder e-mails de forma simpática e rápida já é uma ótima forma de se destacar usando a internet (confira: Comece a fazer o bem respondendo seus e-mails).
Ter um bom site é fundamental (veja O porquê de um bom website), porém como você fará para levar visitas para o site, fica totalmente a seu critério. O importante é testar diversos meios de divulgação (Google AdWords, Blog corporativo, Twitter, Empreendemia, etc.) e analisar quais os que trouxeram o melhor resultado.
Conclusão
Na era mesozóica da internet (1996), Bob Wolheim já dizia que a internet não é uma rede de computadores, e sim uma rede mundial de pessoas (confira seu artigo Twitter: Freud explica). Apesar de ser um pensamento do milênio passado, ele é cada vez mais válido.
Tecnologias se tornam ultrapassadas, as necessidades humanas não. Aprenda sobre pessoas antes de ser expert em tecnologia.
Abraços,
Millor Machado (usando a tecnologia para conectar pessoas) http://www.saiadolugar.com.br/2010/03/29/a-internet-e-uma-rede-de-pessoas-nao-de-computadores/
Repare quantas vezes ela usou a palavra “gente”. Na prática, é isso que importa. Não espere que a tecnologia sozinha resolva sua vida, ela no máximo acelera as coisas. Para conseguir resultados nas chamadas mídias sociais, você precisa saber interagir com pessoas, não com computadores.
Relevância acima de tudo
No “mundo real”, você gosta de conversar com aquela pessoa que só fala sobre si mesma e não ouve o que os outros tem a dizer? Por que na internet seria diferente?
Por mais óbvio que pareça, pessoas se interessam por coisas interessantes. Para ser interessante, é fundamental que o conteúdo que você gere seja útil.
Lembre-se que existe alguém do outro lado
Na sua visão, você escreve algo, aperta “Enter” e magicamente a mensagem aparece na sua tela. Porém, lembre-se que essa mesma mensagem aparecerá na tela de outra pessoa.
Entender como que essa mensagem será vista por quem está do outro lado é o primeiro passo para gerar conteúdo relevante.
Blog corporativo e Twitter não são uma solução mágica para todas as empresas do universo
No nosso caso, ter um blog e criar um Twitter corporativo foi muito bom porque precisamos de um volume muito grande de pessoas e faz parte da nossa estratégia nos tornarmos referência em empreendedorismo no Brasil (confira: Como tornar-se um rockstar da sua área). Porém, isso não se aplica para todas as empresas.
Queremos deixar bem claro que gerar conteúdo digital consome MUITO tempo e os resultados demoram para aparecer. Avalie bem se sua empresa realmente precisa gastar todo esse tempo ou se é mais fácil partir para meios mais tradicionais de divulgação.
Por exemplo, pra quem não quer gerar conteúdo sobre sua área, gastar dinheiro e tempo construindo um layout sofisticado, criar uma vitrine de produtos no Empreendemia (exemplo) pode ser uma ótima solução.
Experimente até achar a mídia ideal
Marketing na internet não é só pra quem tem um blog, Twitter ou perfil no Empreendemia. Responder e-mails de forma simpática e rápida já é uma ótima forma de se destacar usando a internet (confira: Comece a fazer o bem respondendo seus e-mails).
Ter um bom site é fundamental (veja O porquê de um bom website), porém como você fará para levar visitas para o site, fica totalmente a seu critério. O importante é testar diversos meios de divulgação (Google AdWords, Blog corporativo, Twitter, Empreendemia, etc.) e analisar quais os que trouxeram o melhor resultado.
Conclusão
Na era mesozóica da internet (1996), Bob Wolheim já dizia que a internet não é uma rede de computadores, e sim uma rede mundial de pessoas (confira seu artigo Twitter: Freud explica). Apesar de ser um pensamento do milênio passado, ele é cada vez mais válido.
Tecnologias se tornam ultrapassadas, as necessidades humanas não. Aprenda sobre pessoas antes de ser expert em tecnologia.
Abraços,
Millor Machado (usando a tecnologia para conectar pessoas) http://www.saiadolugar.com.br/2010/03/29/a-internet-e-uma-rede-de-pessoas-nao-de-computadores/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vou adorar saber sua opinião...