Confesso que tive que fazer um upgrade à jato no meu processador de loira para conseguir acompanhar a palestra (risos), mais uma vez o entusiasmo de alguém que faz o que gosta e porque gosta ficou evidenciado na oratória do Ricardo ou PC Siqueira (risos, não resisti), falou com propriedade de milhares de assuntos aos quais domina plenamente, tanto que mesmo com tamanha enxurrada de informações até mesmo eu que não conheço tão bem a área e nem tinha muita noção do que se tratava uma Start-up, ao final da palestra estava querendo desenvolver algo (sem nunca ter programado nada), e jogar na net em duas semanas pra ver o que acontecia... (risos) Se o objetivo era incendiar os presentes a fazerem com que projetos se transformassem em realizações, de minha parte foi mais do que atingido... :D
Algumas frases de impacto da palestra:
“Idéias não valem nada até serem EXECUTADAS. Idéias são apenas multiplicadores. Execução vale milhões!!!”
(Faça, faça, faça)
“Não importa o quanto planejamos, estaremos meio errados de qualquer jeito!!!”
(Então pra que se preocupar, tanto?)
“Acredite ou não, o maior problema não é escalar, é chegar ao ponto de ter que fazê-lo. Sem o primeiro problema, você não terá o segundo.”
(Problemas são excelentes oportunidades de aprendizado, sempre gosto de pensar que quanto maior o problema que surge na minha vida, maior é oportunidade que terei de aprender com ele e tantos outros pareceram tão pequenos que vou rir deles)
“Se adicionássemos cada uma das coisas que nossos clientes solicitam, ninguém iria querer nossos produtos.”
(Cliente geralmente não tem razão, acreditem posso não entender de tecnologia, mas de cliente eu entendo... risos, você nunca pode dizer que ele está errado pois como ser-humano que é, vai te odiar por isso, mas deve encontrar uma maneira de explicar que as coisas podem ser um pouco diferentes e melhores do que ele imagina, é um exercicio diário a ser praticado e varia muito, então tenha certeza, eles sempre irão te surpreender, positiva ou negativamente, aprenda a viver com isso e a não ceder demais com medo de perde-lo, é uma linha muito tenue entre ser grosseiro e perder o cliente e ser firme e mostrar que você tem plena consciência e sabedoria do que está fazendo e por isso merece respeito)
“Tem que ser muito útil pra valer a pena entrar na aplicação!”
(Outra vez o bom senso e o tato no tratar com o cliente são fundamentais, eu mesma já participei do desenvolvimento e implementação de alguns softwares em empresas que trabalhei, como usuária claro, ou melhor, depois de sábado descobri que eles me faziam de “teste”, exploração pura... risos. Mas as vezes eu queria modificações que me pareciam essenciais e quando o programador ao invés de dizer que eu era uma louca e só queria lhe dar mais trabalho, parava e explicava que não eram tão essenciais assim, ou me mostrava quantas paginas de programação ia gerar aquela “alteraçãozinha” que eu solicitava, eu revia meus conceitos e cedia um pouco mas cedia... rsrsrsrs)
“Escolha uma concorrência que você não quer ser!”
“As empresas que se espelham na concorrência, elas nunca lideram, elas simplesmente seguem a concorrência!”
(Essa frase foi incrível, é obvia eu sei, mas temos que nos preocupar em ser diferentes, em fazer melhor o que fazemos, devemos concorrer com o nosso melhor e não com o melhor dos outros, pense que você é o primeiro no mundo e que o segundo está anos luz atrás de você e que mesmo assim, você deve se superar todos os dias, para ser ainda melhor...)
“Ignore pequenos detalhes no começo, coloque o produto na rede e depois avalie, calcule, pense, reflita, aguarde o feedback de outras pessoas, com certeza elas enxergarão coisas que você nem faz idéia.”
“Outra que gostei muito foi a idéia do MPV (Minimo Produto Viavel), pense no que você consegue fazer com 3 pessoas em 2 semanas e faça!”
(Depois você analisa, melhora, estuda e faz as atualizações e ajustes necessários e pensando bem, todas as redes sociais e programas que conheço passaram por milhares de atualizações, muitas que modificaram o programa inteiro, nada está 100% pronto, é um construir constante, novas idéias vão surgir ao longo do caminho, algumas boas outras nem tanto, o fundamental é dar um Start, apertar o play e ir dançando conforme a musica, sem medo de parecer ridículo, sem medo de arriscar um novo passo. Faça acontecer sempre...)
Por ultimo ele citou "O Monge e o Executivo", o autor James Hunter mostra quais são os estágios que envolvem um novo aprendizado, encontrei na rede uma ótima descrição, cfe abaixo:
1. Estágio: Inconsciente e Incompetente Este é o estágio em que você ignora o comportamento e o hábito, você não tem nenhum preparo. Isso se dá antes de você aprender a dirigir, por exemplo.
2. Estágio: Consciente e Incompetente Aqui você toma consciência de um novo comportamento, mas ainda não desenvolveu a prática. Você sentou no carro para dirigir pela primeira vez. Tudo é muito desajeitado e até
assustador.
3. Estágio: Consciente e Competente Agora você está se tornando cada vez mais experiente e se sente confortável com o novo comportamento. Você já passa a marcha sem olhar para o cambio, o carro já não sai aos solavancos. Você já sabe o quanto você sabe.
4. Estágio: Inconsciente e Competente Você já não precisa mais pensar. Nesta fase você não consegue mensurar o quanto você sabe. Dirigir é a coisa mais natural do mundo. Neste estágio os líderes não precisam tentar ser bons lideres, porque já são.
A palestra foi excelente, eletrizante, instigante e deveras inspiradora, repleta de informações e dicas incríveis, à conclusão que cheguei foi como um tapa na cara quando você está meio dormindo dizendo:
“Acorda que a hora é agora, o mundo te espera ansioso e só depende de você se tornar um Vencedor, faça hoje porque se você não o fizer, outro o fará!” (essa foi minha)
Que bom que gostou (apesar de eu ter falado muito rápido mesmo) :)
ResponderExcluirVale lembrar que a maioria dessas frases de impacto eu tirei do livro Caindo na Real, tema da palestra:
http://gettingreal.37signals.com/GR_por.php
Abraços e sucesso!
Nossa, que post legal!
ResponderExcluirParabéns aos dois pelas palavras.
Não fui à palestra do Delcastanher, mas vi que perdi uma ótima palestra!
E as palavras da Morgana também foram muito bem escolhidas!
;)
Oi Ricardo... adorei a palestra e você não pense que você falou muito rapido, mas sim que tinha muito a dizer em pouco tempo, sendo assim aproveitou ao maximo o tempo que tinha!!! ;)
ResponderExcluirAh bem lembrado esqueci de citar o livro...
Rick, vc perdeu mesmo a palestra foi contagiante e eletrizante!!! (risos)
Abraços meninos!!!