terça-feira, 22 de novembro de 2011

5 status pós-termino de relacionamento



Amizade fraterna: E vocês terminaram. Não por conta de brigas, não por conta de problemas, não por conta de algum conflito impossível de solucionar, mas sim porque gradualmente os caminhos que antes se cruzavam viraram retas paralelas e vocês concluíram que, ao menos romanticamente, nunca mais iam se encontrar. Do tempo juntos ficou o carinho, ficou a intimidade, ficou uma certa sintonia e todo aquele conhecimento que um tinha sobre o outro. Você sabe que pode contar com ela quando fica chateado, ela sabe que pode contar com você quando fica triste, e vocês sabem que o amor que um dia sentiram não sumiu, apenas se transformou num sentimento bem menos físico e muito mais próximo da amizade. Ou ao menos é isso que vocês sempre explicam quando todo mundo vem dizer que é óbvio que vocês ainda tão transando e esse papinho de amizade e retas paralelas só pode ser sacanagem, na boa.


Amizade com tensão sexual: E vocês terminaram. Vieram as brigas, vieram os problemas, vieram os conflitos e vocês, antes que a convivência se tornasse insuportável, decidiram que era melhor dar um basta na relação pra evitar que até mesmo as possibilidades de amizade fossem colocadas em risco. Mas ainda que já tenham devolvido os discos, dividido os livros, destrocado os travesseiros jogados na cama e exista a certeza de que o relacionamento já deu o que tinha que dar e insistir nele vai causar apenas problemas, o seu corpo ainda tem como reflexo segurar o dela, o pescoço dela ainda lembra do contato da sua boca, você ainda sente tesão no jeito como ela come morangos e ela ainda fica arrepiada quando te vê xingando durante partidas de futebol. Mas claro, vocês não explicam nada disso quando todo mundo vem dizer que é óbvio que você estão transando, ainda que concordem silenciosamente sobre essa parte da amizade ser meio sacanagem.


Neutralidade: E vocês terminaram. Um pouco por brigas, um pouco por desgaste natural, um tanto por sua causa, um tanto por causa dela. E por mais que o que vocês tiveram algum dia tivesse parecido tudo, o que sobrou depois que vocês terminaram pareceu muito, muito pouco. Coisas foram devolvidas, fotos foram deletadas, amigos foram repartidos e após algum tempo vocês descobriram que as relações entre os dois, mais ou menos como o contato diplomático entre a Venezuela e as Ilhas Maurício, estava ali naquela linha tênue entre o reduzido e o inexistente, já que tudo que unia vocês desapareceu e hoje praticamente nada parece realmente lembrar que vocês algum dia estiveram juntos exceto o fato de que aquela garota de franjinha na mesa ao lado sabe que você, quando tenta dormir de bruços, ronca como um cavalo asmático.


Inimizade velada: E vocês terminaram, de forma mais ou menos amigável. Não tanto porque ainda fossem amigos – os dois sabiam que o limite da amizade tinha sido ultrapassado depois da primeira vez em que começaram a se xingar em filas de mercado e ela usou uma lata de pó royal como arma – mas porque os dois tentaram ser adultos e evitar maiores demonstrações públicas de hostilidade. Hoje freqüentam os mesmos lugares, ainda conversam com as mesmas pessoas, mas não é exatamente difícil perceber que ainda existe uma certa nuvem de ressentimento, principalmente quando os dois se evitam em eventos, ela diz que ele parece ter engordado e ele fica ressaltando que todos os namorados dela depois dele são meio veados.


Inimizade declarada: E tudo terminou mal. Alguém vacilou feio, alguém pisou na bola em proporções abissais e só não pode ser dito que "um amor assim violento quando torna-se mágoa, é o avesso de um sentimento, oceano sem água" porque ele fez questão de usar todos os discos do Caetano que ela tinha como frisbees, na frente do prédio dela, com uma labrador comprado especialmente pra isso e ela afogaria ele em qualquer oceano, com água ou não. Não existem possibilidades de amizade, não existe a chance de continuar nos mesmos círculos, nem mesmo há a esperança de uma convivência civilizada e a única razão pela qual os dois ainda são convidados para um mesmo evento é a mesma que motiva transeuntes a parar pra ver acidentes de carro. Alguns amigos acreditam que o rancor vai passar, outros dizem que eles ainda vão ser amigos. Os mais precavidos apenas conferem a capa do Meia-Hora todas as manhãs. Só por via das dúvidas, você sabe como é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar saber sua opinião...